A equipa

Cristina Catarino

Assistente Hospitalar Graduada de Imunohemoterapia, a exercer funções no Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Maria.

Médica responsável pelo Centro de Coagulopatias Congénitas daquele hospital, onde são seguidos adultos e crianças com doenças congénitas da coagulação.

Membro da Associação Portuguesa de Imunohemoterapia.

Miguel Crato

Miguel Crato tem 45 anos e é presentemente presidente da Direcção da Associação Poruguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas, sendo ele prórpio um paciente com hemofilia A grave.

No âmbito da Direcção a que preside, a APH a nível nacional, tem envidado esforços para aumentar a partilha de conhecimentos e experiências no que se refere ao tratamento e à melhoria das condições de suporte à população com hemofília, com um novo foco na formação e informação do paciente e nos meios de comunicação intar e extra hemofilico. Há um interesse em encontrar novas maneiras em que os pacientes hemofílicos e suas famílias podem ser dotados de ferramentas mais eficazes para lidar com sua condição. Desta maneira, foram organizadas Conferências de Pais, Encontros de Jovens e o 1º Congresso Nacional de Hemofilia realizado em Portugal.

A nível internacional foi um dos principais oradores no evento Dia Mundial da Hemofilia Hemofilia do Consórcio Europeu de hemofilia realizada em abril de 2014, em Frankfurt, na Alemanha, dando uma visão sobre a importância da perspectiva do paciente em relação às Recomendações para o tratamento da Hemofilia, emanadas do Conselho Europeu através das Directivas Europeias para a Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM)

Miguel Crato tem contribuído em diversas ocasiões com textos na Newsletter do Consórcio Europeu de Hemofilia (EHC), com artigos sobre a relação entre crise economica e hemofilia em Portugal e um relatório sobre a primeira conferência de Pais realizada em 2014.

A profilaxia na idade adulta

Sara Morais

Centro Hospitalar de Santo António

Ramón Salvado González

Local de Trabalho:
Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Qualificação Profissional:
Licenciado em Medicina – Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela Graduado em Medicina – Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela

Especialista em Imunohemoterapia – Serviço de Hematologia CHC

Assistente Hospitalar de Imunohemoterapia

Categoria Profissional:
Assistente Hospitalar de Imunohemoterapia – Serviço de Hematologia CHUC

Experiência Profissional:
2014-2015
Responsável – Unidade de Hemostase do Serviço de Hematologia do CHUC

2005 – 2013
Responsável – Unidade de Imunohematologia do CHC
Colaborador – Unidade de Hemostase do Serviço de Hematologia do CHC

2003 – 2005
Colaborador – Unidade de Imunohematologia do CHC
Colaborador – Unidade de Hemostase do Serviço de Hematologia do CHC

1999 – 2003
Internato Complementar de Imunohemoterapia no CHC

1995 – 1999
Clínica Geral

Actividade Científica:
www.chc-hematologia.org

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register