Cuidados de saúde

É importante que as pessoas com hemofilia estejam atentas durante a prestação de determinados cuidados de saúde básicos.

Todas as pessoas, incluindo portadores de hemofilia, devem realizar exames dentários regularmente, para que possíveis problemas sejam detetados precocemente.

As pessoas com hemofilia, antes de realizarem qualquer tratamento dentário, devem aconselhar-se no centro de hemofilia onde estão a ser seguidos, para saberem quais as informações importantes a transmitir ao dentista.

É importante que o médico dentista da sua família tenha conhecimento de que você ou o seu filho tem hemofilia, pois após a prestação dos cuidados dentários podem ocorrer:

  • Edemas (inchaços)
  • Hemorragias (perdas de sangue) prolongadas.

consultas-regulares-no-dentista

Todos os adultos e crianças devem cumprir o plano de vacinação, assim como todas as vacinas que são recomendadas pelo centro de hemofilia.

É importante que o profissional de saúde que lhe vai administrar a vacina saiba da sua condição e esteja ciente de poder ser necessário administrar a vacina de forma diferente da habitual. Em alguns casos, poderá ser necessário que estes entrem em contacto com o seu centro de hemofilia para o esclarecimento de dúvidas.

vacinas

Caso tenha de ser submetido a uma cirurgia, é importante que a equipa médica responsável tenha conhecimento de que tem hemofilia. Desta forma, esta pode contatar com antecedência o seu centro de hemofilia para obter um parecer, ou todas as informações que considere relevantes.

cirurgias-01

O tratamento para esta doença deve ser elaborado à medida de cada pessoa com hemofilia.

Em casa, as pessoas com hemofilia devem realizar, sempre que necessário, a toma dos fatores de coagulação adequados a cada situação. Através deste tratamento, conseguem diminuir não só a dor, como também as idas aos hospitais provocadas pelas complicações desta doença.

A profilaxia consiste na injeção nas veias de fatores de coagulação com o objetivo de evitar atempadamente as perdas de sangue e restantes complicações. Este tratamento permite prevenir as perdas de sangue prolongadas e preservar o normal funcionamento das articulações, dos músculos e do esqueleto.

medicacao-profilaxia

Referências bibliográficas

D14, D17

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register