Diagnóstico

A realização de exames de diagnóstico para a confirmação de hemofilia pode surgir em duas situações, ou por existência de um caso de hemofilia, particularmente se o pai tem hemofilia ou se a mãe é portadora, ou pela presença de sinais e sintomas na criança que façam suspeitar da doença.

Slide

Quando se trata de hemofilia grave o diagnóstico acaba por ser mais simples, uma vez que os sinais surgem, habitualmente, numa fase mais precoce. Os sinais mais frequentes são a presença de hematomas (nódoas negras), sangramentos excessivos na sequência de procedimentos simples como por exemplo, a vacinação. Leia mais em Sintomas.

Quando estamos perante um caso de hemofilia ligeira ou moderada, o diagnóstico pode ser mais tardio, já que os sinais e sintomas são mais discretos.

Nestes casos, podem ocorrer sangramentos anormais na sequência de um trauma ou de uma cirurgia, que façam suspeitar de um distúrbio hemorrágico. Nas mulheres, as menstruações com fluxo sanguíneo abundante e prolongado também podem ser motivo de suspeita de distúrbio hemorrágico.

O diagnóstico de hemofilia é feito através de análises sanguíneas específicas e direcionadas para o despiste de distúrbios hemorrágicos. Significa isto, que uma análise de rotina por si só não permite o diagnóstico.

Os testes sanguíneos vão avaliar parâmetros como:

  • Tempo de Coagulação – permite determinar quanto tempo o sangue demora a coagular
  • Níveis de fator de coagulação – determinar a quantidade dos fatores de coagulação no sangue
  • Presença ou ausência do fator de coagulação – permite definir qual o fator de coagulação que está em falta
Slide

Relativamente aos requisitos necessários para efetuar estas análises, ao contrário da maioria das análises sanguíneas, estas não exigem um período de jejum.

Deve informar-se com o seu médico sobre eventual medicação que terá que suspender. Alguns medicamentos interferem com a coagulação sanguínea e não devem ser utilizados antes da análise.

Referências bibliográficas

D4, D14

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register