O que é o sangue?

O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.

O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).

As células sanguíneas, também designadas de elementos figurados, são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue. Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:

  • As plaquetas
  • Os glóbulos brancos (também designados leucócitos)
  • Os glóbulos vermelhos (também podem ser designados eritrócitos ou hemácias)
Slide

As plaquetas são pequenas células que têm uma função muito importante na coagulação sanguínea, uma vez que são responsáveis por formar um primeiro tampão que auxilia a parar a hemorragia de uma forma mais imediata. Leia mais em A Coagulação Sanguínea.

Existem vários tipos de glóbulos brancos:

– Os neutrófilos
– Os eosinófilos
– Os basófilos
– Os monócitos
– Os linfócitos

Tal como a maioria das células sanguíneas, os glóbulos brancos também são produzidos na medula óssea. No entanto, alguns tipos de glóbulos brancos terminam o seu desenvolvimento em tecidos fora da medula óssea.

Os leucócitos (glóbulos brancos) têm um papel muito importante na defesa do organismo, sendo as células mais numerosas do sistema imunitário.

tipos-de-globulos-brancos

Como já referimos, os glóbulos vermelhos também podem ser designados de hemácias ou de eritrócitos.

A principal função destas células consiste em fazer chegar o oxigénio, presente no ar que inspiramos, até todas as células do nosso corpo e recolher o dióxido de carbono produzido pelas mesmas para ser libertado através da respiração.

Para que possam executar a sua função, estas células tem na sua composição uma proteína chamada hemoglobina onde se liga o oxigénio e o dióxido de carbono às hemácias.

Slide

A circulação do sangue

O sangue não circula livremente pelo corpo, ele circula dentro de vasos sanguíneos.

Existem dois tipos principais de vasos sanguíneos:

  • As artérias, que levam o sangue do coração para os órgãos e tecidos
  • As veias, que levam o sangue dos órgãos e tecidos para o coração

Depois existem vasos sanguíneos muito finos designados de arteríolas, vénulas e capilares, que permitem que o sangue chegue a todas as células do organismo.

A circulação do sangue segue sempre o mesmo trajeto desde que nascemos até á morte.

O trajeto da circulação sanguínea

Quando o ar entra nos pulmões, através das vias respiratórias, ele é rico em oxigénio.

Esse oxigénio passa, através da barreira alvéolo-capilar (membrana fina que reveste os alvéolos pulmonares) para o sangue.

O sangue, agora rico em oxigénio, segue pela veia pulmonar até ao coração, mais propriamente até à aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo e é então bombeado, através da artéria aorta, para todas as células do nosso corpo.

As células, como consequência da sua atividade, produzem dióxido de carbono e outros resíduos. Então, o sangue recolhe o dióxido de carbono e este é transportado, através das veias, até ao coração, para a aurícula direita.

Da aurícula direita passa para o ventrículo direito e é bombeado, ainda rico em dióxido de carbono, através da artéria pulmonar, para os pulmões onde o dióxido de carbono é libertado através da respiração, e o ciclo recomeça.

Slide

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register