Área destinada a pais

Se é pai ou mãe de uma criança com hemofilia é importante que saiba como administrar corretamente o fator de coagulação ao seu filho. Para isso, é necessário que esteja bem informado acerca de todos os aspetos que envolvem uma pessoa com hemofilia.

É importante saber que:

  • A administração é feita inserindo uma agulha esterilizada numa veia, sendo preferível utilizar veias do braço ou das costas da mão.
Slide
  • Nem todos os fatores de coagulação são iguais, existem diferentes marcas e fabricantes. Deve utilizar sempre o mesmo, de acordo com o tipo de fator prescrito pelo médico especialista.
Slide
  • A dosagem administrada depende do peso. À medida que o seu filho cresce, a quantidade de fator necessária pode variar.
Slide
  • Deve sempre anotar o número de lote e verificar a data de validade em cada perfusão. Estas informações estão impressas na parte exterior da caixa.
Slide
  • Informe-se no seu centro de hemofilia sobre qual a melhor maneira de armazenar o seu fator de coagulação. Todos os tipos de fator necessitam de atingir a temperatura ambiente antes da mistura, mas nem todos necessitam de se manter refrigerados. Nunca congele o fator, nem o refrigere após a mistura.
Slide
  • O material necessário para a perfusão pode incluir: agulhas, seringas, gaze, pensos, luvas, toalhas esterilizadas, fita adesiva e compressas com álcool. Guarde este material num local seco e seguro.
Slide
  • Nunca utilize no seu filho uma agulha que tenha picado outra pessoa, esta poderá transportar vírus perigosos para a criança. Manuseie as agulhas sempre com precaução para evitar que alguém se pique acidentalmente.
Slide
  • Deve ter em casa uma caixa para descartar os materiais cortantes, onde irá colocar todo o material cortante que já foi utilizado. Poderá adquirir estas caixas no seu centro de hemofilia, sendo que, no final da sua utilização, a deverá devolver ao centro para posterior incineração
Slide

Como devo preparar o meu filho para o tratamento?

É importante que faça uma abordagem ao tratamento adequada à idade e ao nível de compreensão do seu filho.

Prepare sempre o local do tratamento antes da chegada da criança, isso irá reduzir a ansiedade.

No momento do tratamento assegure-se que está tudo bem e utilize uma linguagem positiva. Caso o seu filho ainda seja pequeno, distraia-o com um brinquedo, facilitando a perfusão do fator. No final do tratamento, recompense o seu filho, este irá associar positivamente o momento da administração do fator.

Para crianças mais crescidas, é necessário que estas se sintam incentivadas para a realização do tratamento. Deixe o seu filho participar ativamente na administração do fator de coagulação, comece por permitir que seja ele a fazer a mistura do fator e, quando se sentir preparado, incentive-o a realizar a própria perfusão.

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register