Glossário

C

Cascata da coagulação – Sequência de reações químicas que têm como objetivo final parar uma hemorragia, através da formação de um coágulo sanguíneo.

Cromossoma – Estruturas que contém o material genético, os cromossomas estão presentes em todas as células do organismo.

F

Fator de coagulação – Proteína presente no sangue que intervém na cascata da coagulação, com o objetivo final de parar uma hemorragia.

H

Hematoma – Faz-se notar através do aparecimento de uma nódoa na pele (pode ser esverdeada, rocha ou castanha), causada pelo extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos.

Hemorragia – Extravasamento de sangue para o exterior de um vaso sanguíneo. As hemorragias podem ser externas, quando o sangue extravasa para o exterior do corpo, ou internas, quando o sangramento ocorre no interior do corpo.

P

Profilaxia – A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.

S

Sangue – É uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.

T

Tempo de semivida – Tempo que o organismo demora a eliminar metade do medicamento administrado.

Tratamento profilático – A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.

U

UI – Sigla de Unidades Internacionais. Unidades Internacionais é um sistema de medidas utilizado para quantificar. Esta designação é utilizada para medir a quantidade dos fatores de coagulação.

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register