Cuidados pós-parto

As hemorragias (perdas de sangue) pós-parto são uma das principais causas de morte materna nas mulheres saudáveis, em alguns países menos desenvolvidos. Nas mulheres hemofílicas deve-se ter especial cuidado durante e após o parto, sendo  que estas devem ser seguidas com a colaboração de profissionais de saúde especializados no tratamento da hemofilia.

Nas mulheres com hemofilia deve-se monitorizar, periodicamente, os níveis de fatores de coagulação, pois estes podem regressar rapidamente aos seus baixos valores após o parto, aumentando desta forma o risco de hemorragias (perdas de sangue).

Em mulheres em que seja necessário repor os fatores de coagulação deve ser realizado um tratamento através da profilaxia durante 3 a 4 dias, de forma a diminuir o risco de hemorragias (perdas de sangue).

Alguns cuidados podem ser tomados, durante o parto, de forma a diminuir o risco das hemorragias (perdas de sangue) no pós-parto, nomeadamente:

  • A toma de medicamentos (ocitocina) que permitem manter o útero contraído, após a saída da placenta, diminuindo o risco de perdas de sangue excessivas.
Slide
  • Remoção controlada da placenta no interior do útero da mulher.
Slide
  • Massagem na região do útero após a remoção da placenta.
Slide

As mulheres hemofílicas apresentam risco de hemorragias (perdas de sangue) até 6 semanas após o parto e devem sempre recorrer a cuidados médicos quando surgem hemorragias prolongadas durante esse mesmo período.

Referências bibliográficas

D30

Autenticação

Bem-vindo! Introduza os seus dados para aceder à sua conta.

Lembrar-meRecuperar password?

Recuperar Password

Register